segunda-feira, 9 de junho de 2008

Lilá

Às vezes vejo você em tudo. Às vezes acho que você não está em nada. Mas basta prestar atenção por um minuto, Para te notar manifestado à minha volta. Esses dias quando eu lia um livro, Entre a minha casa e o meu trabalho; Acho que perdi a razão e fiquei maluco E comecei a notar algo ao meu lado. Olhei pro ancião e vi você se escondendo, No trabalhador vi você dormindo, E quando achei que não estava mais te vendo, Você falou comigo pelo bebê sorrindo. E percebi meio sem querer, Que tudo era uma grande brincadeira. E a distância entre eu e você, Só existia para torná-la ainda mais verdadeira. Então minha mente veio estragar a graça, E começou a questionar: - Se tudo é feito para dar risada, porque você inventou o chorar ? Você me disse em forma de chuva caindo: - o choro é o prelúdio da gargalhada! E em seguida quando vi o sol surgindo, Compreendi o sentido da piada. Mas logo o trabalhador e o riso do bebê, Voltaram a ser reflexo no olhar do ancião; E tudo mais voltou a ser Palco e atores da grande peça chamada Ilusão. Onde um dia estamos no palco atuando E no outro aplaudindo esse espetáculo da vida, Mas quer seja sorrindo ou chorando, Um dia te encontro de novo nas voltas da Lilá*. Lilá: Palavra hindu que significa algo como brincadeira divina. Os hindus acreditam que o Universo é uma grande manifestação de Brahman (Deus), criando, preservando e destruindo num ciclo eterno, onde Ele se converte em todos e tudo, para depois todos e tudo voltarem a ser uma única parte.

Nenhum comentário: